Lucas do Rio Verde inicia elaboração do Plano Municipal de Saúde 2026-2029
Documento vai nortear metas, investimentos e ações da área da saúde; população poderá participar por meio de audiência pública

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde iniciou nesta segunda-feira (14) a construção do novo Plano Municipal de Saúde (PMS), que orientará as políticas públicas do setor entre 2026 e 2029. A primeira reunião técnica contou com a presença de coordenadores e supervisores da Saúde, além da secretária Fernanda Heldt Ventura, da secretária-adjunta Daiane Batista, e de representantes do planejamento e da reabilitação municipal.
Segundo a secretária Fernanda, o PMS é elaborado sempre no primeiro ano de gestão e possui validade de quatro anos, sendo o principal instrumento de planejamento da área. Ele inclui a análise situacional, metas, ações estratégicas e investimentos necessários para a melhoria da infraestrutura e dos serviços.
“O PMS é um instrumento robusto, que retrata as reais necessidades do município em relação à saúde e orienta toda a gestão”, destacou Fernanda.
Ao longo do processo, serão realizadas dez reuniões técnicas com as equipes da Saúde e uma audiência pública, que permitirá a participação da população e das entidades locais na construção e validação do plano junto ao Conselho Municipal de Saúde.
Entre as metas já estabelecidas, estão:
Manutenção da cobertura de 100% da Atenção Primária à Saúde;
Ampliação dos serviços de média e alta complexidade;
Credenciamento para instalação de uma UPA 24 Horas, junto ao Ministério da Saúde.
Fernanda reforçou que o novo plano deve estar alinhado ao Plano de Governo do prefeito Miguel Vaz e integrado aos instrumentos de gestão municipal e federal, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o sistema DigiSUS.
“O PMS direciona as ações da Saúde, articulando os compromissos locais com os sistemas de controle e desenvolvimento federal”, concluiu.
A próxima etapa do processo será a consulta pública, considerada fundamental para incluir a visão de quem utiliza os serviços e garantir maior efetividade das ações propostas.
COMENTÁRIOS