Câmara de Sinop aprova aumento no número de vereadores de 15 para 19 a partir da próxima legislatura
Projeto foi aprovado com cinco votos contrários e está amparado na Constituição Federal

A Câmara Municipal de Sinop, a 503 km de Cuiabá, aprovou um projeto que aumenta o número de vereadores de 15 para 19 a partir da próxima legislatura. A decisão leva em consideração o crescimento populacional apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o presidente da Câmara, Remídio Kuntz, a mudança está respaldada pela Constituição Federal, que permitiria até 21 parlamentares no município. “Todo ano, perto das eleições, o juiz eleitoral solicita um documento para a Câmara Municipal para ver qual o quantitativo de vereadores. Por ser um projeto polêmico, tivemos a iniciativa de colocar no início do mandato e não no final”, explicou.
Medida não impactaria orçamento municipal, segundo presidente da Câmara
Remídio Kuntz garantiu que a mudança não resultará em aumento de gastos para o município. “No duodécimo, deixam de vir aproximadamente R$ 14 milhões para a Câmara. No ano que vem, vamos solicitar ao prefeito para que este valor entre na LOA (Lei Orçamentária Anual), e não vai aumentar custos para o município. O duodécimo suporta esse valor”, afirmou.
Primavera do Leste também aprova aumento de vereadores
Sinop não é o único município a aprovar a ampliação do número de vereadores no início da gestão. A Câmara de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, também aprovou um projeto semelhante, elevando o número de parlamentares de 15 para 17, a partir de 2029.
O aumento foi justificado pelo crescimento populacional do município. Segundo o último censo, a população de Primavera do Leste passou de 63.876 para 85.146 habitantes, o que permitiu a ampliação do número de cadeiras no Legislativo Municipal.
COMENTÁRIOS