Detento é encontrado morto com sinais de violência em penitenciária de Sinop; Polícia investiga o caso
Detento de 20 anos é encontrado morto com sinais de enforcamento e perfurações no rosto e pescoço na Penitenciária Ferrugem, em Sinop

O preso Luiz Gabriel Gomes do Nascimento, de 20 anos, foi encontrado morto na tarde dessa quinta-feira (3), dentro da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Ferreira, conhecida como “Ferrugem”, localizada em Sinop, a 503 km de Cuiabá. O corpo foi achado na cela do Raio 7, com sinais evidentes de enforcamento e múltiplas lesões perfurantes no pescoço e no rosto.
De acordo com o perito criminal Sandro Lúcio, da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), o detento estava na área de banho de sol, caído no banheiro do setor, com uma corda improvisada, possivelmente feita de lençol, enrolada em seu pescoço.
“A vítima apresentava lesões perfurantes na região do pescoço e da face, além da corda em volta do pescoço, indicando possível enforcamento”, detalhou o perito.
A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso (Sejudh), confirmou o óbito e informou que a Polícia Civil e a Politec foram acionadas para apurar as circunstâncias da morte.
O corpo de Luiz Gabriel foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Sinop, onde passará por exame de necropsia para determinar a causa da morte com precisão.
Luiz Gabriel estava preso por furto qualificado e tráfico de drogas. Ele também respondia a processos por roubo qualificado e outros furtos. A investigação segue em andamento para esclarecer se a morte foi um suicídio ou se há indícios de homicídio dentro da unidade prisional.
COMENTÁRIOS