Carreta que se envolveu em acidente com ônibus na BR-163 trafegava fora do horário permitido, aponta PRF
Imprudências de ambos os motoristas e descumprimento de regras de tráfego para veículos longos estão entre as causas apontadas para a tragédia que deixou 11 mortos e 46 feridos na BR-163.

Uma tragédia foi registrada na noite de sexta-feira (8) no km 648 da BR-163, próximo à comunidade São Cristóvão, em Lucas do Rio Verde (MT). Uma carreta, que trafegava fora do horário permitido, foi atingida por um ônibus interestadual que seguia no sentido contrário. O impacto deixou 11 mortos e 46 feridos, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
O acidente ocorreu por volta das 21h40, em uma curva, quando o motorista do ônibus, que viajava de Cuiabá para Sinop, invadiu a faixa contrária. A carreta, carregada com caroço de algodão, estava irregularmente em circulação no horário, permitido apenas para pistas duplas — o que não era o caso do trecho. O veículo possuía autorização para rodar, mas somente durante o dia.
De acordo com o chefe da PRF, Maikon Fraida, houve imprudência de ambas as partes. "Os veículos longos com mais de 19 metros precisam de autorização para rodar, mas, durante a noite, apenas em pistas duplas. O descumprimento dessa norma contribuiu para o acidente", afirmou.
A lei prevê que veículos desse porte só circulem do amanhecer ao pôr do sol, inclusive em finais de semana e feriados, em condições favoráveis de visibilidade. O descumprimento implica multa de R$ 130,16, perda de quatro pontos na CNH e apreensão do veículo.
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos informou que o ônibus era novo e havia passado por vistoria no mês anterior. A empresa Rio Novo, responsável pelo veículo de dois andares com capacidade para 70 passageiros, confirmou que havia 66 pessoas a bordo e lamentou o ocorrido, disponibilizando um canal exclusivo para apoio às vítimas e familiares.
A Politec identificou 10 das 11 vítimas fatais, entre elas o motorista do ônibus, Luis Augusto Araujo Santos, de 41 anos. As demais vítimas são:
Maria Eduarda de Matos Catuta Ferreira Martins – 29 anos
Eileen Naiely da Silva – 20 anos
Ana Paula Ferreira – 46 anos
Marco Antônio Ferreira Dias – 23 anos (filho de Ana Paula)
Laura Simone Garcia Corrêa Kolling – 52 anos
Gabriel Mendes Sanqueta – 20 anos
Marinalva Sobeira dos Santos – 33 anos
Francisco Das Chagas Nascimento Silva – 22 anos
Alcione Ferreira Lima – 51 anos
Entre os feridos, 26 estão em estado moderado, 12 em estado grave e oito tiveram ferimentos leves. O trecho da rodovia ficou interditado por 10 horas, sendo liberado na manhã de sábado (9).
COMENTÁRIOS